quinta-feira, 24 de maio de 2012

CARTA DE BOAS VINDAS DISCIPLINA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL.

Carta de Boas vindas aos Mestrando(a)s!


 Curso Planejamento Educacional

 

Este curso começa no  momento da leitura da proposta da Ementa da Disciplina. O(a)s estudantes , agora mestrando(a)s, tem o papel de desempenharem suas habilidades no campo de interesse científico das Ciências da Educação, deste modo,  ao escolhermos os nossos próprios destinos, estamos também escolhendo os caminhos a serem trilhados no desenvolver do curso , e foi por isto, que tomamos como critério da decisão, o de fazer alguma coisa (?). 

 

Para começar o curso, nosso propósito será o de fazer acordá-lo, desperta-lo para o "sonho" que existe dentro de cada um de nós. Nosso objetivo geral é estimular a produção do conhecimento especializado a nível de Mestrado em Ciências da Educação . Esta será uma oportunidade única a sua participação em um programa de profissionalização à nível de Mercosul. Por isto , ao escolher o meu caminho para elaboração deste curso, e começar minhas atividades de planejamento da disciplina, estou também formulando um "sonho". O que encontra-se no escopo do documentos do curso a ser realizado , são estratégias do trabalho pedagógico que o grupo de mestrandos deverá assumir como também dos seus interesses. 

 

Portanto, estamos em sala de aula no mês de julho de 2012.2, e no decorrer do curso descobrindo novas aprendizagens com os temas expostos, e principalmente com os temas escolhidos por outros colegas, para a elaração de seus estudos e pesquisas.

 

Estamos nos deslocando para outro país, no Paraguai , na cidade de Asunção nosso enconctro terá como propósito , fortalecer o nosso saber, isto significa que também precisamos (re) fazer o nosso planejamento de vida, nos propondo antes do início das atividades, (re)pensar o nosso próprio planejamento, individual e coletivo.

 

E como instrumento para a nossa comunicação, teremos um blogger, www.planejamentoeducacaoensinio.blogspot.com.br , que serve para conversarmos sobre os assuntos a serem estudados e pesquisados durante o curso de Mestrado em Ciências da Educação. Este blog apresenta as principais estruturas teóricas e metodológicas para a realizacão das atividades pedagógicas, na abordagem da disciplina de Planejamento educacional, assim como, nos processos a serem desempenhados por todo(a)s o(a)s participantes  ao longo destes dias.

O primeiro ato do planejameno será a leitura da bibliografia indicada, selecionando os temas que o(a)s estudantes escolheram para seus estudos e pesquisas. Este veículo de comunicação nos manterá acesso a chama do prazer com o conhecimento especializado. Ao escolhermos este caminho, conhecer aquilo que nos e desconhecido , exigirá de cada um particularmente,  a atividade de planejar cada uma das escolhas. A decisão já foi tomada para o desafio que estamos a enfrentar. "O sonho".  

 

Nesta ementa , procuro esclarecer os detalhes dos nossos encontros em sala de aula, tendo em vista que também, estamos falando dos processos de aprendizagem que iremos ter que construir nos horários e dias estabelecidos para as aulas presenciais. O curso apresentado visa suprir as lacunas deixadas ao longo da atividade de pesquisador , que necessita de encontros com outros pesquisadores, para o diálogo, debate, e a interlocucação dos saberes. 

 

Este curso e de grande relevância para cada um , estudantes e professore(a)s,  pois não estaremos em nosso país, portanto desfamiliarizado(a)s nossas interpretações associativas serão mais intensas e complexas. Para isto, precisamos também fazer o planejamento dos deslocamentos, dos modos de nos encontrarmos para as atividades do curso, dos processos de estudar e aprender com a disciplina. Caracteriza se neste momento, a oportunidade para que cada estudante possa compreender a sua formação como de relevância para o cenário atual vivenciada  pela dimensão da educação neste seculo XXI.  

 

Estamos planejando o futuro com o desafio de escolher o planejamento do presente, para isto, contamos com a  colaboração de todo(a)s o(a)s estudantes mestrando(a)s desta disciplina, para desafiarmos o  nosso prazer em conheicmento , ou seja, acordar para o sonho de que ao planejar estamos assumindo um risco de encontrar a afetividade, espiritualidade e a despertar para o sonho, encontramos a necessidade da ação do educador, com o compromisso da aproximação com o ser humano e o planeta. Pois estamos saindo de nosso país para pensar o Planejamento da Educação  no Brasil, o ensino e a pesquisa em Ciências da Educação.

  

Conto com a colaboração de todo(a)s neste sonho !



Dr.Augusto Nilo B Capibaribe 

Dr. Ciências da Educação. Universidade Americana: Asunción, 2010

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 1997

Arquiteto Urbanista. Faculdade de Belas Artes de São Paulo: SP, 1994.

domingo, 20 de maio de 2012

UNIDADE IV - PLANEJAMENTO DA INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

PLANEJAMENTO DA INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇÃO



ATIVIDADE EM SALA DE AULA


Planejar as estratégias do planejamento da educação no campo da investigação sobre os processos de ensino-aprendizagem-avaliação. As atividades serão descobertas na medida do desenvolvimento da disciplina, que busca através da imagem da educação no Brasil e Mercosul a possibilidade da representação, dos processos do planejamento. Durante a construção do debate a reflexão sobre a produção daquilo que não é visivel , a priori pela condição da leitura, após a demonstração dos signos da inteligibilidade da educação no seculo XXI. Levantamento da condição dos atores que produz a imagem e semelhança das politicas nacionais e trasnacional da educação.


RESUMO DA ATIVIDADE

 

A partir da década de 1990 , em consequências das desiguladades sociais, educacionais , e principalmenete em consequência do desenvolviento capitalista, os países periféricos e em desenvolvimento , decidiram fazer um programa de desenvolviento sob o foco das ciências sociais e ambientais , e que a questão social se fizesse presente e todas as suas politicas.

Com este propósito  de desafiar as nossas expectativas em pensar no planejamento da educação para o futuro, nossa atividade tem a pretensão de encontrar um angulo de observações dos cenários realizados ao longo das decadas de 1990 aos dias atuais, com o objetivo de  investigar as pesquisas sociais  e seus desdobramentos no campo da Educação.

Serão estudados os planos que se fizere presentes na história da transformação da sociedade brasileira, e que foram capazes de fomentar a inteligibilidade destes programas a população e seus diveros contextos

Buscamos apontar quais são as diretrizes, ações e programas do governo brasileiro em relação a atenção a Educação ? 

Asssim sendo , propomos o debate na obra de SOUSA  (2006 ) , refletindo o papel e sua contribuição , buscando neste encontro, a promoção do debate da necessidade da revisão dos processos de planejamento educacional.

Para esta tarefa a leitura da sua obra se faz necessário,  apropriando se de uma associação de idéias as nossas realidades sociais e politicas, construindos novos caminhos para a elaboraçâo do planejamento da educacao em suas mais diversas interfaces.



OBJETIVO ESPECIFICO


  1. Fazer uma reflexão sobre a dimensão do planejamento como condição para a inteligibilidade da imagem que representa a Educação como um cenário da politica nacional , e gestao democrática da valorização da cidadania, e educação para todos.



PROBLEMA



1- O Brasil tem apresentado seu projeto de Educação pautado em que cenário e contexto internacional?


 

2 - Como o governo brasileiro tem adotado os modelos de Educacão Internacional em seus programas ?


 

3 - Quais são os modelos de educação assistido no Brasil pós capitalismo ?


 

4 - Quais são os plano de educação que privilegia a inteligibilidade da imagem do Brasil Democrático ?



ABORDAGEM DO PROBLEMA


Para tratar deste assunto, cada equipe de trabalho, deverá fazer uma exposição do quadro problematico, selecionando um dos ítens abaixo. Para tanto, a equipe deverá transcrever a imagem e sua visualidade , identificanto a problematização de acordo com as suas realidades. Explorar ao máximo a escolha de uma pergunta investigativa capaz de aprensentar o tema como campo de investigação sobre as condutas dos erros interpretados.



1. O Brasil é um país inteligível .

2. O Mito do Brasil e suas tradiç]oes . Excesso mítico de interpretação das tradições e crenças populares. interpretacao é o mecanismo de compreensao do deficit da realidade

3. Pátria brasileira

4. Brasil integrado com o mundo

5. Brasil e sua diversidade social, uma sociedade em desenvolvimento intermedirio, assim como os nossos irmao de Portugual.

6. Os produtos de exportacao do Brasil que sao cada vez mais produtos de um negociacao de sentido de ambito internacional.

7. Sociedade brasileira e a sua condiç]ao comoo precurssora do desenvolvimento mundial.

8. Historicidade brasileira das metropoles e seus respectivos programas de desenvolvimento

9. Organizaç]ao da ersociedade civil em prol de um programa social e politica, que se organiza segundo os modelos hegemonicos predominados pelos paises centrais dos Estados Unidos e Europa.

10 . Brasil tem destino no Mercosur , BRIC , e nos ambitos de dialogos a nivel internacioanl


Mediante o contexto dos 10 apontamentos mencionados para a reflexão da abordagem dos problemas, construir um quadro de discuros que aponta os caminhos da atividade do planejamento , como garantir de um passado, presente, e de um futuro, com as condições necessarias paran suportar as dinameicas tranascionais que tem reduzido o futoruo de muitoas geracoes no planeta.



ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS


Em construçao

REFERÊNCIAS TEÓRICAS





SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade.11 ed Sao Paulo : Cortez, 2006.
DA IDEIA DE UNIVERSIDADE À UNIVERSIDADE DE IDÉIAS


CANCLINI


BAYM

sexta-feira, 18 de maio de 2012

UNIDADE III - FUNDAMENTOS DA RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E ALUNO

AS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO


1 - os estudantes em interação com o mundo
2 - a condição de armazenamento das informações sobre as condições do ser humano no mundo
3 - a tomada de decisões sobre a pesquisa ação em ciencias da educacao
4 - a organizaçao do trabalho

As ciências da educação - psicologia, psicopedagogia, psicossociais, como condição para o entendimento das relações com o indivíduo, sujeito e ou pessoa.

Descriçao das relações entre o professor e o aluno

UNIDADE II EDUCAÇAO e SOCIEDADE: PLANOS E PROJETOS

AULA 2 _ EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.

PLANEJAMENTO , PROJETOS E POLÍTICAS EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


DESCRIÇÃO


PROBLEMATIZAÇÃO

             Estamos vivendo uma grande transformação planetária, principalmente na economia , no uso dos recursos naturais e nos modos de apropriação dos bens de consumo, bem como nos modos de ocuapação dos espaços rurais e urbanos. São portanto, frutos deste processo expansivo da não urbanidade , as nossas cidades brasileiras , em especial as nossas metropóles brasileiras, que com o advento da nova era, sofreu com as transformações evidentes ocorridas na transição dos séculos XX para o XXI. A história nos aponta o declínio da Era Moderna , revelando outra história da sociedade pós industrial nos anunciava as regras para o jogo eminentemente exploratório, expansivo e degradante.

              Vivemos agora outro jogo e regras, com a chegada da visão da globalização planetária, e associados ao advento da nova era eletronica, mídias e propagandas, o mundo global nos transporta para novo tempo e espaçao. Onde a geografia não determina a territorialidade, mas sim indica a existência de processos geoeconomico global que colaca diariarmente a cena internacional, multiplicando de modo homogeno o advento da nova era.
              

               Nas cidades e centros urbanos a urbanização chega ao nível mais acentuado em consequência da densidade habitacional e urbano, pois estamos vivendo uma nova mudança de hábito, e cultura, pois chegamos a promover uma mudança, nos comportamentos, atitudes, que exige a enorme necessidade também de transformação com a Educação do Ser Humano. A cultura da contemporaneidade desenha nas salas de aula novos processos de educação, portanto este processo deve atender ao desafio da atualidade.

Os educadores devem lembrar-se , e lembrar seus alunos, de que toda civilização ou cultura é uma construcao humana, e é responsabilidade humana criar ou recriar a cultura.

os educadores devem nos ajudar a entender a natureza desse processo criativo aguçando nossas faculdades criativias e expondo nos a uma grande variedade de criações culturais. " SULLIVAN, 2008 , p. 396

Nosso papel será de fundamental importancia se estamos pensando na possibilidade de planejar o futuro, ou o sonho .

o que siginifica existir , como ser humano, nesse universo em expasao ?


Qual o nosso papel aqui no planeta terra ?


Qual serã o nosso destino com a transformação da educação planetária ?


Como devemos viver nas cidades e nos ambientes urbanos ?

Quais sao nossas condutas no cotidiano urbano de um trânsito, supermercado, nas estações de ônibus e metrô ?


OBJETIVO



1 - Apresentar a Educação como sendo capaz de transformação do indivíduo em sujeito , agente de trasnformações da sociedade

2 - Estimular o sonho como agente criador da nova perspectiva trasnformadora do sujeito que determina a nova história e geografia do mundo

4 - fazer criticas em relação a educação e aos modelos de planejamento educacional em que envolveram se a sociedade moderna, pós e contemporanea.

5 - Criar uma proposta de educação transformadora do sujeito que se educa no contexto planetário, educacional e cosmológico

PREFÁCIO

Temos o compromisso de estabelecer nova ordem no debate da cena cultural da educação, como agentes capazes de promover a transofamacoa daqueles que procuram as ciencias da educacao como rota para as descobertas do sonho . isto signfica que cada um de nos devemos encontrar uma visao significativa para a educaçao do seculo XXI.
assim sendo , percorremos a leitura do trabalho de Sullivan, que nos indica como sendo um roteiro fundamental para levarmos como açao para as atividades de planejamento tomadas nas decisoes das açoes de gestao da educação.

Justifica a leitura e a profunda identidade com esta abordagem, portanto consideramos ser icorporados neste processos seus pensamentos. "Ninguem e capaz de viver sozinho. Nosso mundo interior e uma resposta ao mundo exterior."

"Depois que o dinheiro tornou se a medida basica da valorização de tudo, o planeta tornou se vulnerável aos maus tratos, não apenas em seus fenômenos naturais, mas também em suas montanhas e rios, suas terras litorâneas e seus mares, e em todos os sistemas vivos. "

Toda profissão e toda ocupação dos seres humanos tem de estabelecer se dentro do funcionamento integral do planeta. A Terra e o professor primordial de economia, medicina, de direito , de religião. A Terra e o educador primordial.

"A universidade deve encontrar se dentro desse contexto de signficado, recobrará a visão do que deve ser no século XXI."



TEMAS A SEREM EXPOLORADOS

Educaçao e historia da modernidade e pos modernidade. transformaçoes e limites do modo racionalindustrial que autodestroi.
globalizaçao em favor de um habitat planetario sustentavel para os seres vivos interdependentes. visao do mundo e educaçao planetaria.
a educaçao contemporanea e seus desligamentos com as ciencias naturais e apropriacao com as ciencias sociais e humanas.


PROPOSTAS A SER EXPLORADAS

acender o fogo da alma : educação do espirito humano em nosso tempo. SULLIVAN, 2004


a condição da Alma do educando -

a alma é alimentada pela comunidade -

a educaçao contemporanea sofre pro ofundamente com o eclipse da dimensao espiritual de nosso mao undo e universo. Em nosso tempo, a espiritualidade foi seriamente comprometida por sua ida entificacao com as religiões institucionalizadas. ....A espiritualidade refere se aos recursos mais profundos do espirito humano e envolve a dimensao nao fisicas, imateriais de nosso ser : as energias, essencias e parte de nós que existiam antes e que existirão depois de desintegração do corpo ( pg. 376)

fazer uma disctinçao entre espiritualidade e religiao .


educacao e espiritualidade nos dias de hoje, deve respeitar o contexto da educacao ou de respeitar a invcrivel riqueza e diversidade de expressao espiritual presente na familia humana. "

a condicao da subjetividade do sujeito que pesquisa - representa aquela dimensao da interioridade profunda que identificamos com a ideia de alma.

o olho é um órgão que parece nos levar para a interioridade profunda de todas as coisas. o olhao como a janela da alma.

a percepçao da grandeza do universo é alimento para alma. sua grandeza assombrosa deixa nos , ao mesmo tempo, sem folego e energizados.

consciencia dos problemas planetarios , matriz primordial da condicao humana- lazer, contemplação e silencio.

a educacao deve ter uma dimensao contemplativa que seja um complemento ao processo de reflexao na educacao. MILLER, 1994 diz" visao holistica da educacao como uma experiencia de conexao com o ser. O ser praticante no nivel contemplativo , viabiliza atraves de varias formas, a meditaçao e o mito. "

REFERENCIAS TEORICAS

O sonho é o combustível da ação (SULLIVAN, 2004.)

A educaçao e os dilemas do modernismo : rumo a uma visão ecozóica( SULLIVAN,2008)

Educaçao para o desenvolvimento integral (SULLIVAN,2004.)


Capítulo 1 - Educaçao e sociedade emergente ( SAMPAIO , 2010) a autora diz:
"emergencia de um novo paradigma em prol da reconstrução do ser humano, da sociedade e do planeta. Papel atribuído a educação e sua importancia."
"Estamos sofrendo as consequencias da desumanizaçao, da fragmentacao de todas as instancias humanas,social,politica,economico,filosofica,religiosa e cientifica."

"ao lado do processo de inconsciencia educacional e social, uma nova onda evolutiva emerge com o foco central no desenvolvimento humano, nas relaçoes coletivas."

a educaçao e uma força que impulsiona o ser humano a uma nova ordem social

o conheicmento transdisciplinar, responde com urgencia, por meio de uma acao nova concreta, ao sistema que ameaca destruir. elabora se uma visao da educacao global construtiva, criado, uma alianca entre a ciencia, filosofia ,metafisica.

Educación y modernidad - a autora diz que
la modernidad altera de manera radical la naturaleza de la vida social cotidiana  y                  afecta a los aspectos más personales de nuestra experiencias. pg. 18

la vida moderna reorganiza el tiempo y el espacio, ligados a mecanismos que liberan las relaciones sociales de su fijación a unas circunstancias locales especificas, recombinándolas a lo largo de grandes distancias espacio-temporalespg.19

la posmodernidad privilegia la indeterminación, la fragmentación, la heterogeneidad y la diferencia : desconfía de las verdades absolutas y los discursos totalizantes de aplicación universar ; es el mundo de los simulacros, de las imagenes y de los significantes que han dejado de tener un contenido o significado real - una realidad virtual permenente. pg. 34  

fenomeno mundial de la desocupación - capacital para el desempleo. la exlcusion de grandes sectores sociales de los circuitos de producion de bienes y servicos imcrementa las diferencias, la imposibilidad de simbolizarlas mediante el lenguaje, lo que los nombra, produce otra forma de violencia más dura aún que la de la privación material. pg 39


BIBLIOGRAFIA

O´SULLIVAN, Edmund. Aprendizagem transformadora:uma visão educacional para o século XXI. - São Paulo: Editora Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

DELLEPIANE, Alicia Marta. Los sujetos de la educacion: la reconstrucción del yo como retorno de una ilusión. 1edição - Buenos Aires : Lugar Editorial, 2005.

SAMPAIO, Dulce Moreira. Educação e a reconexão do ser : um caminho para a transformação humana e planetária. - Petropolis, RJ : Vozes , 2010.

terça-feira, 15 de maio de 2012

UNIDADE I - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

a ula _ Fundamentos teóricos  e metodologicos do planejamento da educação , ensino e pesquisa .

DESCRIÇÃO GERAL

atividade de reflesão e abordagem teorica dos temas expostos na bibliografia, compondo uma radiografia da conceituração da atividade do planejamento como sendo um processo que exige na pratica, as estrategias de escolhas sobre o discurso a ser escolhido para as ações de curto , médio , longo prazo, nas areas das ciencias da educação e sociais.

propomos o debate, apresentação do seminário e o discurso exposto pelos estudantes , como sendo as escolhas metodologicas da aula, para apresentar as propostas de planejamento participativo adotadas para a cosntruçao de planos de educação, ensino e pesquisa.


OBJETIVOS ESPECIFICIOS

HABILIDADES A SER DESENVOLVIDAS

DESENVOLVIMENTO DO CONTEUDO DA AULA

A) PROBLEMATIZAÇÃO


B) CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

Senso comum e senso cientifico, ser bom em ciencias, como ser bom no senso comum, não é  saber soluções e respostas já dadas. ser bom em ciencias e no senso comum é ser capaz de inventar soluções (ALVES, 1994. pg.19)

C) ELABORAÇÃO DAS ESTRATEGIAS , AÇOES, METODOS

CONSIDERAÇOES

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALVES , Rubem. Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e suas regras. 8 ed. - São Paulo:  Brasiliense, 1994.
________in O senso comum e a ciencias . pg.10
________in As credenciais da Ciência. pg 166.









segunda-feira, 14 de maio de 2012

EMENTA _ PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ENSINO e PESQUISA

 

EMENTA DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

ENSINO SUPERIOR e PESQUISA CÍENTÍFICA NO BRASIL:  CONTEXTO MERCOSUL

Curso : Mestrado em Ciências da Educação.
Assunção, Paraguai : Universidade Americana,  2012.

11 a 14 de julio 2012: Planejamento Educacional.
Turma : MCE T 12
 

TEMAS 

  • Conceito de planejamento educacional :para a escola do século XX e século XXI.

  • Caracteristicas , principios, critérios e tipos de planejamento para a Educação. 

  • As tendências recentes do Planejamento Estratégico e Participativo, : proposições teórica e metodológica dos processos para elaboração de programas, ações. 

  •  Aspectos históricos do planejamento da Educação no Brasil Moderno e Contemporâneo.

  • Etapas do Planejamento Educacional.

  • Elaboração de diagnósticos , mostragem qualitativa e projetos de Educação.

  • Educação, Ensino e Sociedade do século XXI.

  • Elaboração de um planejamento educacional.

  • Projeto de Pesquisa em Ciências da Educação.

  • Planejamento Educacional Participativo.

  • As práticas da elaboração dos projetos para Educação no Brasil.

  • Educação e Ensino Superior no Brasil.

  • Metodologias para a elaboração de Planos de Educação e Ensino para o século XXI no Brasil.

 

OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

  

  1. Promover o debate sobre as estratégias para o planejamento da Educação e Ensino Superior no Brasil , como processo de formação da atividade de planejar, ao mesmo tempo, permitir a construção de novos olhares em relação a elaboração de pesquisas , critérios da avaliação como condição de produção de conhecimento científico.


HABILIDADES ESPECÍFICAS DA DISCIPLINA


  1. Apresentar as principais correntes na sociedade moderna e contemporânea sobre o tema planejamento da educação, ensino, pesquisa com a perspectiva de fomentar novos olhares  aos processos e etapas de um plano, e seus instrumentos para a avaliação e monitoramento.

  2. Estimular o raciocínio do(a)s mestrando(a)s em relação  a necessidade do planejamento da educação e ensino como prática para a atuação do profissional das Ciências da Educação, bem como, para a construção de instrumentos mediadores do processo de formação dos novos saberes profissionalizantes.

  3. Elaborar perguntas, objetivos, teorias e métodos em relação ao tema geral e específicio de planejamento da educação, ensino, pesquisa com a finalidade de fomentar os trabalhos acadêmicos no campo de interesse interdisciplinar da educação e ensino superior.

  4.  

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA 


  • Alcançar novas descobertas do conhecimento em relação ao profissional das Ciências da Educação, demonstrando que a atividade do Planejemanto é o processo para a construção dos saberes.

  • Significar as atitutes , escolhas e procedimentos selecionados para o objeto de estudo, como sendo , o significado para a mostragem da análise e interpretação, critérios para a avaliação da formação do profissional.

  • Propor as escolhas de planos como processo de organização do pensamento "idéia "e uma conduta investigativa para a educação , ensino e pesquisa , e ou em áreas especificas.

  • Alcançar novos conhecimentos específicios sobre as atribuições e competências para a elaboração de planos e ações do planejamento como atividade do cotidiano do profissional das Ciências da Educação.

  •  

  CONTEÚDO PROGAMÁTICO


UNIDADE I - FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO


aula 01 _ 11/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h (Q)

Resumo _ Aspetos teóricos e metodoloógico da atividade de planejamento. Conceituação dos problemas do planejamento educacional. Árvores dos probleams da educação no Brasil moderno e atual. Sistemas de planejamento no Brasil. Instrumentos eficacazes do planejamento educacional. (MEC, 2011) As diretrizes relacionadas aos organismos oficiais. A origem da politica neoliberal. O combate da política neoliberal. Descentralização da política de educação. A política do combate do clientelismo. Os governos brasileiros e a questão da educação no Brasil ( ANDRADE, 2005). O planejamento educacional neoliberal. a gestao democratica. os planos de educacao participativo. os foruns de educacao. (GADOTTI, 2009).  Os novos modos de planejamento da educação brasileira. Proposicoes para um outro mundo possível. Os pecados capitais do cambeba. ( BRUNO, 2002).


Palavras chaves: Plajenamento Educacional, Politicas de Educação , Planos de Educação no Brasil

UNIDADE II - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE_PLANOS, PROJETOS


12/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h(Q)



Resumo - Sociedade pós industrial. Declínio dos modelos progressistas de desenvolvimento. A construção da sociedade da modernidade. Identidade do país, população , cultura, tradição. A construção da sociedade segundo as ciêncas sociais. (SOUSA, 2006). Os planos sociais pós Revolução Industrial. A crise ecológica. A emergência de novos paradigmas. Tecnologias e ecologia. (BOFF, 1999). Desenvolvimento da civilização . Educação e sociedade emergente. (SAMPAIO, 2010). Os projetos de educação para a sociedade da moderna do século XXI.  Os desafios do planejemanto do mundo globalizado e as periferias das metrópoles brasileiras. (MARICATO,2001.).  EL urbanismo excluyente. (MALLIANDI, 2006)


Palavras chaves: Educação e Espaço Urbano, Planejamento da Educação nas Metropóles, Planos de Educação e Cidade

UNIDADE III -AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

13/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h (S)


Resumo _ Evolução dos sistemas de avaliação da educação no brasil. Definições . Critérios para a elaboração da avaliação . Avaliacao da educação superiro. (SOBRINHO, 2003) As relações entre o professor e aluno , avaliaçao entre as partes. Os instrumentos da avaliação. (SANT| A  ANNA, 1995).Etapas para a elaboração de um planejamento de uma disciplina. (MENEGOLLA, 2010). Avaliação da aprendizagem escolar , além do autoritarismo e exames pedagogicos. (LUCKESI, 2010.) Elaboração de critérios para avaliação de um disciplina. competências e atribuições de um estudante do ensino superior. Métodolos avaliativos.


 Palavras chaves: Avaliação do Ensino Superiro, Instrumentos de Avaliação, Métodos de Avaliação Formativa.

UNIDADE IV - INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇãO .

A ELABORAÇãO DE PLANOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI : O CONTEXTO DO MERCOSUL.


14/jul 08:00h-9:3i0h, 10h-13:30h, (S)


Resumo _ A modernidade da Sociedade brasileira. Planos para a Educacão no Brasil. A criação do Mercosul. A educação nos paises do Mercosul . Apropriação do discurso global da educação.( SANTOS , 2006) .  Metáfora e Ciencia ( FERRARA, 2000 ) . A mundializacao do planeta.  Informacao como comércio. A fabrica global. O declinio do individuo. As metaforas da globalizaçao.(CANCLINI, 2012) . A revolucao das estruturas cientificas. A ciencia normal . Compreensao do cientista com a pesquisa. Os compromissos da ciencias contemporanea.prioridades da pesquisas cientificas. a emergencias de novas descobertas. ( KUHN, 2001. )

Palavras chaves: Educaçao para seculo XXI, Pesquisa contemporânea em Educação, Educação e metrópoles do Mercosul.


ESTRATÉGIAS METODOLÓGICA DO CURSO


Serão utilizados as teorias de aprendizagem utilizando as referências teóricas em PIAGET, BRUNER(1960), FREIRE(1992) , com o propósito da formulação construvista do pensamento cultural em torno do tema .

Métodos formativos em construção na sala de aula , participativa, e que se utiliza da elaboração de investigação  que explora as habilidades cognitivas e reflexivas do(a)s estudantes, individualmente e coletivamente, compreendendo um escopo de instrumentos e critérios pedagógicos.

Nossos recursos metodológicos, são qualitativos e quantitativos. Para tanto, propomos um desenho destas estratégias metodologias abaixo relacionadas, com seguintes os instrumentos de planejamento:

 

  1. Aulas expositivas

  2. Semináios de integração abordagem de um tema

  3. Pesquisa em site especializado na linha de investigação, segundo critérios de escolhas

  4. Leitura de texto e discurssão em sala de aula

  5. Dinâmica e trabalho em equipes


 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA


1o.  NOTA _Abordagem dos problemas da educação, planos e projetos para o século XXI. 

Produto : Diagnóstico de uma realidade pesquisada.

 trabalho em equipe de 05 membros(máximo) e 03 (mínimo)

2o. NOTA _ Apresentação de estudos de casos: planejamento educacional no Brasil. 

Produto : Estratégias, Diretrizes e ações  para o planejamento da Educação no Brasil do século XXI( 2012 _2023 )

 trabalho em equipe de 05 membros(máximo) e 03 (mínimo)

3o. NOTA - Carta de intenções sobre o projeto de pesquisa em Ciências da Educação .

 trabalho individual


 

MATERIAL NECESSÁRIO PARA O CURSO

 

  • Bibliografia revisada , livros,  resenhas, leitura dos textos das unidades do curso,  anotações pessoais, referências teórica, metodologicas da pesquisa a ser desenvolvida no mestrado.

  • Plano do projeto de pesquisa em Ciências da Educação. ( para obtenção do grau de Ms )  

  • Caderno de anotações, material de trabalho de estudos e pesquisas ( pastas, cadernos, lápis, canetas e outros ) , equipamentos de informática( notebook, pen drive, e outros ) 

 

PRÉ REQUISITOS DO CURSO

 

  • Interesses por descobertas novas - Descobrimentos

  • Atitude e mudança de comportamento - Comportamentos

  • Motivação e vontade para fazer os seus desempenho nas funções de aprendizagem - Percepção

  • Interesse pelo tema do curso, em pesquisas Ciências da Educação - Inteligências

  • Criatividade, capacidade reflexiva , investigativa - Sabedorias

 

REFERêNCIAS BILBIOGRÁFICAS



ALVES, Rubem . Conversas sobre educação. - Campinas, SP : Veras Editora, 2005.


_____________. Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e suas regras. - São Paulo , SP: Brasiliense, 1994.


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Dr.Augusto Nilo B Capibaribe

orientadorcapibaribe@hotmail.com 



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