quinta-feira, 24 de maio de 2012

CARTA DE BOAS VINDAS DISCIPLINA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL.

Carta de Boas vindas aos Mestrando(a)s!


 Curso Planejamento Educacional

 

Este curso começa no  momento da leitura da proposta da Ementa da Disciplina. O(a)s estudantes , agora mestrando(a)s, tem o papel de desempenharem suas habilidades no campo de interesse científico das Ciências da Educação, deste modo,  ao escolhermos os nossos próprios destinos, estamos também escolhendo os caminhos a serem trilhados no desenvolver do curso , e foi por isto, que tomamos como critério da decisão, o de fazer alguma coisa (?). 

 

Para começar o curso, nosso propósito será o de fazer acordá-lo, desperta-lo para o "sonho" que existe dentro de cada um de nós. Nosso objetivo geral é estimular a produção do conhecimento especializado a nível de Mestrado em Ciências da Educação . Esta será uma oportunidade única a sua participação em um programa de profissionalização à nível de Mercosul. Por isto , ao escolher o meu caminho para elaboração deste curso, e começar minhas atividades de planejamento da disciplina, estou também formulando um "sonho". O que encontra-se no escopo do documentos do curso a ser realizado , são estratégias do trabalho pedagógico que o grupo de mestrandos deverá assumir como também dos seus interesses. 

 

Portanto, estamos em sala de aula no mês de julho de 2012.2, e no decorrer do curso descobrindo novas aprendizagens com os temas expostos, e principalmente com os temas escolhidos por outros colegas, para a elaração de seus estudos e pesquisas.

 

Estamos nos deslocando para outro país, no Paraguai , na cidade de Asunção nosso enconctro terá como propósito , fortalecer o nosso saber, isto significa que também precisamos (re) fazer o nosso planejamento de vida, nos propondo antes do início das atividades, (re)pensar o nosso próprio planejamento, individual e coletivo.

 

E como instrumento para a nossa comunicação, teremos um blogger, www.planejamentoeducacaoensinio.blogspot.com.br , que serve para conversarmos sobre os assuntos a serem estudados e pesquisados durante o curso de Mestrado em Ciências da Educação. Este blog apresenta as principais estruturas teóricas e metodológicas para a realizacão das atividades pedagógicas, na abordagem da disciplina de Planejamento educacional, assim como, nos processos a serem desempenhados por todo(a)s o(a)s participantes  ao longo destes dias.

O primeiro ato do planejameno será a leitura da bibliografia indicada, selecionando os temas que o(a)s estudantes escolheram para seus estudos e pesquisas. Este veículo de comunicação nos manterá acesso a chama do prazer com o conhecimento especializado. Ao escolhermos este caminho, conhecer aquilo que nos e desconhecido , exigirá de cada um particularmente,  a atividade de planejar cada uma das escolhas. A decisão já foi tomada para o desafio que estamos a enfrentar. "O sonho".  

 

Nesta ementa , procuro esclarecer os detalhes dos nossos encontros em sala de aula, tendo em vista que também, estamos falando dos processos de aprendizagem que iremos ter que construir nos horários e dias estabelecidos para as aulas presenciais. O curso apresentado visa suprir as lacunas deixadas ao longo da atividade de pesquisador , que necessita de encontros com outros pesquisadores, para o diálogo, debate, e a interlocucação dos saberes. 

 

Este curso e de grande relevância para cada um , estudantes e professore(a)s,  pois não estaremos em nosso país, portanto desfamiliarizado(a)s nossas interpretações associativas serão mais intensas e complexas. Para isto, precisamos também fazer o planejamento dos deslocamentos, dos modos de nos encontrarmos para as atividades do curso, dos processos de estudar e aprender com a disciplina. Caracteriza se neste momento, a oportunidade para que cada estudante possa compreender a sua formação como de relevância para o cenário atual vivenciada  pela dimensão da educação neste seculo XXI.  

 

Estamos planejando o futuro com o desafio de escolher o planejamento do presente, para isto, contamos com a  colaboração de todo(a)s o(a)s estudantes mestrando(a)s desta disciplina, para desafiarmos o  nosso prazer em conheicmento , ou seja, acordar para o sonho de que ao planejar estamos assumindo um risco de encontrar a afetividade, espiritualidade e a despertar para o sonho, encontramos a necessidade da ação do educador, com o compromisso da aproximação com o ser humano e o planeta. Pois estamos saindo de nosso país para pensar o Planejamento da Educação  no Brasil, o ensino e a pesquisa em Ciências da Educação.

  

Conto com a colaboração de todo(a)s neste sonho !



Dr.Augusto Nilo B Capibaribe 

Dr. Ciências da Educação. Universidade Americana: Asunción, 2010

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 1997

Arquiteto Urbanista. Faculdade de Belas Artes de São Paulo: SP, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário