Carta de Boas vindas aos Mestrando(a)s!
Curso Planejamento Educacional
Este curso começa no momento da leitura da proposta da Ementa da Disciplina.
O(a)s estudantes , agora mestrando(a)s, tem o papel de desempenharem
suas habilidades no campo de interesse científico das Ciências da
Educação, deste modo, ao escolhermos os nossos próprios destinos,
estamos também escolhendo os caminhos a serem trilhados no desenvolver do curso , e foi por isto,
que tomamos como critério da decisão, o de fazer alguma coisa (?).
Para começar o curso, nosso propósito será o de fazer acordá-lo,
desperta-lo para o "sonho" que existe dentro de cada um de nós. Nosso objetivo geral é estimular a produção do
conhecimento especializado a nível de Mestrado em Ciências da Educação . Esta será uma
oportunidade única a sua participação em um programa de
profissionalização à nível de Mercosul. Por isto , ao escolher o meu
caminho para elaboração deste curso, e começar minhas atividades de
planejamento da disciplina, estou também formulando um "sonho". O que
encontra-se no escopo do documentos do curso a ser realizado , são estratégias do trabalho
pedagógico que o grupo de mestrandos deverá assumir como também dos seus
interesses.
Portanto, estamos em sala de aula no mês de julho de 2012.2, e no decorrer do curso
descobrindo novas aprendizagens com os temas expostos, e principalmente
com os temas escolhidos por outros colegas, para a elaração de seus estudos e pesquisas.
Estamos nos deslocando para outro país, no Paraguai , na cidade
de Asunção nosso enconctro terá como propósito , fortalecer o nosso
saber, isto significa que também precisamos (re) fazer o nosso
planejamento de vida, nos propondo antes do início das atividades,
(re)pensar o nosso próprio planejamento, individual e coletivo.
E como instrumento para a nossa comunicação, teremos um blogger,
www.planejamentoeducacaoensinio.blogspot.com.br
, que serve para conversarmos sobre os assuntos a serem estudados e pesquisados durante o curso de Mestrado em Ciências da Educação. Este blog apresenta as
principais estruturas teóricas e metodológicas para a realizacão das
atividades pedagógicas, na abordagem da disciplina de Planejamento
educacional, assim como, nos processos a serem desempenhados por
todo(a)s o(a)s participantes ao longo destes dias.
O primeiro ato do planejameno será a leitura da bibliografia indicada,
selecionando os temas que o(a)s estudantes escolheram para seus estudos e pesquisas. Este veículo de comunicação nos manterá acesso a chama do
prazer com o conhecimento especializado. Ao escolhermos este caminho,
conhecer aquilo que nos e desconhecido , exigirá de cada um
particularmente, a atividade de planejar cada uma das escolhas. A
decisão já foi tomada para o desafio que estamos a enfrentar. "O
sonho".
Nesta ementa , procuro esclarecer os detalhes dos nossos encontros em
sala de aula, tendo em vista que também, estamos falando dos processos
de aprendizagem que iremos ter que construir nos horários e dias
estabelecidos para as aulas presenciais. O curso apresentado visa suprir
as lacunas deixadas ao longo da atividade de pesquisador , que
necessita de encontros com outros pesquisadores, para o diálogo,
debate, e a interlocucação dos saberes.
Este curso e de grande relevância para cada um , estudantes e
professore(a)s, pois não estaremos em nosso país, portanto
desfamiliarizado(a)s nossas interpretações associativas serão mais
intensas e complexas. Para isto, precisamos também fazer o planejamento
dos deslocamentos, dos modos de nos encontrarmos para as atividades do
curso, dos processos de estudar e aprender com a disciplina. Caracteriza
se neste momento, a oportunidade para que cada estudante possa
compreender a sua formação como de relevância para o cenário atual
vivenciada pela dimensão da educação neste seculo XXI.
Estamos planejando o futuro com o desafio de escolher o planejamento do
presente, para isto, contamos com a colaboração de todo(a)s o(a)s
estudantes mestrando(a)s desta disciplina, para desafiarmos o nosso
prazer em conheicmento , ou seja, acordar para o sonho de que ao
planejar estamos assumindo um risco de encontrar a afetividade,
espiritualidade e a despertar para o sonho, encontramos a necessidade da
ação do educador, com o compromisso da aproximação com o ser humano e o
planeta. Pois estamos saindo de nosso país para pensar o Planejamento
da Educação no Brasil, o ensino e a pesquisa em Ciências da Educação.
Conto com a colaboração de todo(a)s neste sonho !
Dr.Augusto Nilo B Capibaribe
Dr. Ciências da Educação. Universidade Americana: Asunción, 2010
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 1997
Arquiteto Urbanista. Faculdade de Belas Artes de São Paulo: SP, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário