sexta-feira, 18 de maio de 2012

UNIDADE II EDUCAÇAO e SOCIEDADE: PLANOS E PROJETOS

AULA 2 _ EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.

PLANEJAMENTO , PROJETOS E POLÍTICAS EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


DESCRIÇÃO


PROBLEMATIZAÇÃO

             Estamos vivendo uma grande transformação planetária, principalmente na economia , no uso dos recursos naturais e nos modos de apropriação dos bens de consumo, bem como nos modos de ocuapação dos espaços rurais e urbanos. São portanto, frutos deste processo expansivo da não urbanidade , as nossas cidades brasileiras , em especial as nossas metropóles brasileiras, que com o advento da nova era, sofreu com as transformações evidentes ocorridas na transição dos séculos XX para o XXI. A história nos aponta o declínio da Era Moderna , revelando outra história da sociedade pós industrial nos anunciava as regras para o jogo eminentemente exploratório, expansivo e degradante.

              Vivemos agora outro jogo e regras, com a chegada da visão da globalização planetária, e associados ao advento da nova era eletronica, mídias e propagandas, o mundo global nos transporta para novo tempo e espaçao. Onde a geografia não determina a territorialidade, mas sim indica a existência de processos geoeconomico global que colaca diariarmente a cena internacional, multiplicando de modo homogeno o advento da nova era.
              

               Nas cidades e centros urbanos a urbanização chega ao nível mais acentuado em consequência da densidade habitacional e urbano, pois estamos vivendo uma nova mudança de hábito, e cultura, pois chegamos a promover uma mudança, nos comportamentos, atitudes, que exige a enorme necessidade também de transformação com a Educação do Ser Humano. A cultura da contemporaneidade desenha nas salas de aula novos processos de educação, portanto este processo deve atender ao desafio da atualidade.

Os educadores devem lembrar-se , e lembrar seus alunos, de que toda civilização ou cultura é uma construcao humana, e é responsabilidade humana criar ou recriar a cultura.

os educadores devem nos ajudar a entender a natureza desse processo criativo aguçando nossas faculdades criativias e expondo nos a uma grande variedade de criações culturais. " SULLIVAN, 2008 , p. 396

Nosso papel será de fundamental importancia se estamos pensando na possibilidade de planejar o futuro, ou o sonho .

o que siginifica existir , como ser humano, nesse universo em expasao ?


Qual o nosso papel aqui no planeta terra ?


Qual serã o nosso destino com a transformação da educação planetária ?


Como devemos viver nas cidades e nos ambientes urbanos ?

Quais sao nossas condutas no cotidiano urbano de um trânsito, supermercado, nas estações de ônibus e metrô ?


OBJETIVO



1 - Apresentar a Educação como sendo capaz de transformação do indivíduo em sujeito , agente de trasnformações da sociedade

2 - Estimular o sonho como agente criador da nova perspectiva trasnformadora do sujeito que determina a nova história e geografia do mundo

4 - fazer criticas em relação a educação e aos modelos de planejamento educacional em que envolveram se a sociedade moderna, pós e contemporanea.

5 - Criar uma proposta de educação transformadora do sujeito que se educa no contexto planetário, educacional e cosmológico

PREFÁCIO

Temos o compromisso de estabelecer nova ordem no debate da cena cultural da educação, como agentes capazes de promover a transofamacoa daqueles que procuram as ciencias da educacao como rota para as descobertas do sonho . isto signfica que cada um de nos devemos encontrar uma visao significativa para a educaçao do seculo XXI.
assim sendo , percorremos a leitura do trabalho de Sullivan, que nos indica como sendo um roteiro fundamental para levarmos como açao para as atividades de planejamento tomadas nas decisoes das açoes de gestao da educação.

Justifica a leitura e a profunda identidade com esta abordagem, portanto consideramos ser icorporados neste processos seus pensamentos. "Ninguem e capaz de viver sozinho. Nosso mundo interior e uma resposta ao mundo exterior."

"Depois que o dinheiro tornou se a medida basica da valorização de tudo, o planeta tornou se vulnerável aos maus tratos, não apenas em seus fenômenos naturais, mas também em suas montanhas e rios, suas terras litorâneas e seus mares, e em todos os sistemas vivos. "

Toda profissão e toda ocupação dos seres humanos tem de estabelecer se dentro do funcionamento integral do planeta. A Terra e o professor primordial de economia, medicina, de direito , de religião. A Terra e o educador primordial.

"A universidade deve encontrar se dentro desse contexto de signficado, recobrará a visão do que deve ser no século XXI."



TEMAS A SEREM EXPOLORADOS

Educaçao e historia da modernidade e pos modernidade. transformaçoes e limites do modo racionalindustrial que autodestroi.
globalizaçao em favor de um habitat planetario sustentavel para os seres vivos interdependentes. visao do mundo e educaçao planetaria.
a educaçao contemporanea e seus desligamentos com as ciencias naturais e apropriacao com as ciencias sociais e humanas.


PROPOSTAS A SER EXPLORADAS

acender o fogo da alma : educação do espirito humano em nosso tempo. SULLIVAN, 2004


a condição da Alma do educando -

a alma é alimentada pela comunidade -

a educaçao contemporanea sofre pro ofundamente com o eclipse da dimensao espiritual de nosso mao undo e universo. Em nosso tempo, a espiritualidade foi seriamente comprometida por sua ida entificacao com as religiões institucionalizadas. ....A espiritualidade refere se aos recursos mais profundos do espirito humano e envolve a dimensao nao fisicas, imateriais de nosso ser : as energias, essencias e parte de nós que existiam antes e que existirão depois de desintegração do corpo ( pg. 376)

fazer uma disctinçao entre espiritualidade e religiao .


educacao e espiritualidade nos dias de hoje, deve respeitar o contexto da educacao ou de respeitar a invcrivel riqueza e diversidade de expressao espiritual presente na familia humana. "

a condicao da subjetividade do sujeito que pesquisa - representa aquela dimensao da interioridade profunda que identificamos com a ideia de alma.

o olho é um órgão que parece nos levar para a interioridade profunda de todas as coisas. o olhao como a janela da alma.

a percepçao da grandeza do universo é alimento para alma. sua grandeza assombrosa deixa nos , ao mesmo tempo, sem folego e energizados.

consciencia dos problemas planetarios , matriz primordial da condicao humana- lazer, contemplação e silencio.

a educacao deve ter uma dimensao contemplativa que seja um complemento ao processo de reflexao na educacao. MILLER, 1994 diz" visao holistica da educacao como uma experiencia de conexao com o ser. O ser praticante no nivel contemplativo , viabiliza atraves de varias formas, a meditaçao e o mito. "

REFERENCIAS TEORICAS

O sonho é o combustível da ação (SULLIVAN, 2004.)

A educaçao e os dilemas do modernismo : rumo a uma visão ecozóica( SULLIVAN,2008)

Educaçao para o desenvolvimento integral (SULLIVAN,2004.)


Capítulo 1 - Educaçao e sociedade emergente ( SAMPAIO , 2010) a autora diz:
"emergencia de um novo paradigma em prol da reconstrução do ser humano, da sociedade e do planeta. Papel atribuído a educação e sua importancia."
"Estamos sofrendo as consequencias da desumanizaçao, da fragmentacao de todas as instancias humanas,social,politica,economico,filosofica,religiosa e cientifica."

"ao lado do processo de inconsciencia educacional e social, uma nova onda evolutiva emerge com o foco central no desenvolvimento humano, nas relaçoes coletivas."

a educaçao e uma força que impulsiona o ser humano a uma nova ordem social

o conheicmento transdisciplinar, responde com urgencia, por meio de uma acao nova concreta, ao sistema que ameaca destruir. elabora se uma visao da educacao global construtiva, criado, uma alianca entre a ciencia, filosofia ,metafisica.

Educación y modernidad - a autora diz que
la modernidad altera de manera radical la naturaleza de la vida social cotidiana  y                  afecta a los aspectos más personales de nuestra experiencias. pg. 18

la vida moderna reorganiza el tiempo y el espacio, ligados a mecanismos que liberan las relaciones sociales de su fijación a unas circunstancias locales especificas, recombinándolas a lo largo de grandes distancias espacio-temporalespg.19

la posmodernidad privilegia la indeterminación, la fragmentación, la heterogeneidad y la diferencia : desconfía de las verdades absolutas y los discursos totalizantes de aplicación universar ; es el mundo de los simulacros, de las imagenes y de los significantes que han dejado de tener un contenido o significado real - una realidad virtual permenente. pg. 34  

fenomeno mundial de la desocupación - capacital para el desempleo. la exlcusion de grandes sectores sociales de los circuitos de producion de bienes y servicos imcrementa las diferencias, la imposibilidad de simbolizarlas mediante el lenguaje, lo que los nombra, produce otra forma de violencia más dura aún que la de la privación material. pg 39


BIBLIOGRAFIA

O´SULLIVAN, Edmund. Aprendizagem transformadora:uma visão educacional para o século XXI. - São Paulo: Editora Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004.

DELLEPIANE, Alicia Marta. Los sujetos de la educacion: la reconstrucción del yo como retorno de una ilusión. 1edição - Buenos Aires : Lugar Editorial, 2005.

SAMPAIO, Dulce Moreira. Educação e a reconexão do ser : um caminho para a transformação humana e planetária. - Petropolis, RJ : Vozes , 2010.

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