EMENTA DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
ENSINO SUPERIOR e PESQUISA CÍENTÍFICA NO BRASIL: CONTEXTO MERCOSUL
Curso : Mestrado em Ciências da Educação.Assunção, Paraguai : Universidade Americana, 2012.
11 a 14 de julio 2012: Planejamento Educacional.
Turma : MCE T 12
Turma : MCE T 12
TEMAS
Conceito de planejamento educacional :para a escola do século XX e século XXI.
Caracteristicas , principios, critérios e tipos de planejamento para a Educação.
As tendências recentes do Planejamento Estratégico e Participativo, : proposições teórica e metodológica dos processos para elaboração de programas, ações.
Aspectos históricos do planejamento da Educação no Brasil Moderno e Contemporâneo.
Etapas do Planejamento Educacional.
Elaboração de diagnósticos , mostragem qualitativa e projetos de Educação.
Educação, Ensino e Sociedade do século XXI.
Elaboração de um planejamento educacional.
Projeto de Pesquisa em Ciências da Educação.
Planejamento Educacional Participativo.
As práticas da elaboração dos projetos para Educação no Brasil.
Educação e Ensino Superior no Brasil.
Metodologias para a elaboração de Planos de Educação e Ensino para o século XXI no Brasil.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Promover o debate sobre as estratégias para o planejamento da Educação e Ensino Superior no Brasil , como processo de formação da atividade de planejar, ao mesmo tempo, permitir a construção de novos olhares em relação a elaboração de pesquisas , critérios da avaliação como condição de produção de conhecimento científico.
HABILIDADES ESPECÍFICAS DA DISCIPLINA
Apresentar as principais correntes na sociedade moderna e contemporânea sobre o tema planejamento da educação, ensino, pesquisa com a perspectiva de fomentar novos olhares aos processos e etapas de um plano, e seus instrumentos para a avaliação e monitoramento.
Estimular o raciocínio do(a)s mestrando(a)s em relação a necessidade do planejamento da educação e ensino como prática para a atuação do profissional das Ciências da Educação, bem como, para a construção de instrumentos mediadores do processo de formação dos novos saberes profissionalizantes.
Elaborar perguntas, objetivos, teorias e métodos em relação ao tema geral e específicio de planejamento da educação, ensino, pesquisa com a finalidade de fomentar os trabalhos acadêmicos no campo de interesse interdisciplinar da educação e ensino superior.
COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA
Alcançar novas descobertas do conhecimento em relação ao profissional das Ciências da Educação, demonstrando que a atividade do Planejemanto é o processo para a construção dos saberes.
Significar as atitutes , escolhas e procedimentos selecionados para o objeto de estudo, como sendo , o significado para a mostragem da análise e interpretação, critérios para a avaliação da formação do profissional.
Propor as escolhas de planos como processo de organização do pensamento "idéia "e uma conduta investigativa para a educação , ensino e pesquisa , e ou em áreas especificas.
Alcançar novos conhecimentos específicios sobre as atribuições e competências para a elaboração de planos e ações do planejamento como atividade do cotidiano do profissional das Ciências da Educação.
CONTEÚDO PROGAMÁTICO
UNIDADE I - FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
aula 01 _ 11/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h (Q)
Resumo _ Aspetos teóricos e metodoloógico da atividade de planejamento. Conceituação dos problemas do planejamento educacional. Árvores dos probleams da educação no Brasil moderno e atual. Sistemas de planejamento no Brasil. Instrumentos eficacazes do planejamento educacional. (MEC, 2011) As diretrizes relacionadas aos organismos oficiais. A origem da politica neoliberal. O combate da política neoliberal. Descentralização da política de educação. A política do combate do clientelismo. Os governos brasileiros e a questão da educação no Brasil ( ANDRADE, 2005). O planejamento educacional neoliberal. a gestao democratica. os planos de educacao participativo. os foruns de educacao. (GADOTTI, 2009). Os novos modos de planejamento da educação brasileira. Proposicoes para um outro mundo possível. Os pecados capitais do cambeba. ( BRUNO, 2002).
Palavras chaves: Plajenamento Educacional, Politicas de Educação , Planos de Educação no Brasil
UNIDADE II - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE_PLANOS, PROJETOS
12/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h(Q)
Resumo - Sociedade pós industrial. Declínio dos modelos progressistas de desenvolvimento. A construção da sociedade da modernidade. Identidade do país, população , cultura, tradição. A construção da sociedade segundo as ciêncas sociais. (SOUSA, 2006). Os planos sociais pós Revolução Industrial. A crise ecológica. A emergência de novos paradigmas. Tecnologias e ecologia. (BOFF, 1999). Desenvolvimento da civilização . Educação e sociedade emergente. (SAMPAIO, 2010). Os projetos de educação para a sociedade da moderna do século XXI. Os desafios do planejemanto do mundo globalizado e as periferias das metrópoles brasileiras. (MARICATO,2001.). EL urbanismo excluyente. (MALLIANDI, 2006)
Palavras chaves: Educação e Espaço Urbano, Planejamento da Educação nas Metropóles, Planos de Educação e Cidade
UNIDADE III -AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
13/jul 08:00h-9:30h, 10h-13:30h, 14:30h-16h, 16:30h-20:00h (S)
Resumo _ Evolução dos sistemas de avaliação da educação no brasil. Definições . Critérios para a elaboração da avaliação . Avaliacao da educação superiro. (SOBRINHO, 2003) As relações entre o professor e aluno , avaliaçao entre as partes. Os instrumentos da avaliação. (SANT| A ANNA, 1995).Etapas para a elaboração de um planejamento de uma disciplina. (MENEGOLLA, 2010). Avaliação da aprendizagem escolar , além do autoritarismo e exames pedagogicos. (LUCKESI, 2010.) Elaboração de critérios para avaliação de um disciplina. competências e atribuições de um estudante do ensino superior. Métodolos avaliativos.
UNIDADE IV - INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇãO .
A ELABORAÇãO DE PLANOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI : O CONTEXTO DO MERCOSUL.
14/jul 08:00h-9:3i0h, 10h-13:30h, (S)
Resumo _ A modernidade da Sociedade brasileira. Planos para a Educacão no Brasil. A criação do Mercosul. A educação nos paises do Mercosul . Apropriação do discurso global da educação.( SANTOS , 2006) . Metáfora e Ciencia ( FERRARA, 2000 ) . A mundializacao do planeta. Informacao como comércio. A fabrica global. O declinio do individuo. As metaforas da globalizaçao.(CANCLINI, 2012) . A revolucao das estruturas cientificas. A ciencia normal . Compreensao do cientista com a pesquisa. Os compromissos da ciencias contemporanea.prioridades da pesquisas cientificas. a emergencias de novas descobertas. ( KUHN, 2001. )
Palavras chaves: Educaçao para seculo XXI, Pesquisa contemporânea em Educação, Educação e metrópoles do Mercosul.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICA DO CURSO
Serão utilizados as teorias de aprendizagem utilizando as referências teóricas em PIAGET, BRUNER(1960), FREIRE(1992) , com o propósito da formulação construvista do pensamento cultural em torno do tema .
Métodos formativos em construção na sala de aula , participativa, e que se utiliza da elaboração de investigação que explora as habilidades cognitivas e reflexivas do(a)s estudantes, individualmente e coletivamente, compreendendo um escopo de instrumentos e critérios pedagógicos.
Nossos recursos metodológicos, são qualitativos e quantitativos. Para tanto, propomos um desenho destas estratégias metodologias abaixo relacionadas, com seguintes os instrumentos de planejamento:
Aulas expositivas
Semináios de integração abordagem de um tema
Pesquisa em site especializado na linha de investigação, segundo critérios de escolhas
Leitura de texto e discurssão em sala de aula
Dinâmica e trabalho em equipes
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
1o. NOTA _Abordagem dos problemas da educação, planos e projetos para o século XXI.
Produto : Diagnóstico de uma realidade pesquisada.
trabalho em equipe de 05 membros(máximo) e 03 (mínimo)2o. NOTA _ Apresentação de estudos de casos: planejamento educacional no Brasil.
Produto : Estratégias, Diretrizes e ações para o planejamento da Educação no Brasil do século XXI( 2012 _2023 )
trabalho em equipe de 05 membros(máximo) e 03 (mínimo)3o. NOTA - Carta de intenções sobre o projeto de pesquisa em Ciências da Educação .
trabalho individualMATERIAL NECESSÁRIO PARA O CURSO
Bibliografia revisada , livros, resenhas, leitura dos textos das unidades do curso, anotações pessoais, referências teórica, metodologicas da pesquisa a ser desenvolvida no mestrado.
Plano do projeto de pesquisa em Ciências da Educação. ( para obtenção do grau de Ms )
Caderno de anotações, material de trabalho de estudos e pesquisas ( pastas, cadernos, lápis, canetas e outros ) , equipamentos de informática( notebook, pen drive, e outros )
PRÉ REQUISITOS DO CURSO
Interesses por descobertas novas - Descobrimentos
Atitude e mudança de comportamento - Comportamentos
Motivação e vontade para fazer os seus desempenho nas funções de aprendizagem - Percepção
Interesse pelo tema do curso, em pesquisas Ciências da Educação - Inteligências
Criatividade, capacidade reflexiva , investigativa - Sabedorias
REFERêNCIAS BILBIOGRÁFICAS
ALVES, Rubem . Conversas sobre educação. - Campinas, SP : Veras Editora, 2005.
_____________. Filosofia da Ciência. Introdução ao jogo e suas regras. - São Paulo , SP: Brasiliense, 1994.
______________. Filosofia da Ciência Introdução ao jogo e suas regras. 20 ed. Editora Brasiliense: SP, 1994.
ANDRADE, Carlos Alberto Nascimento. Planejamento Educacional, neopatrimonialismo e hegemonia política ( 1995 -2002 ) . São Paulo : Annablume, 2005.
CALDANA, Valter ; Campagner, Larissa ( org ) Projetos Urbanos em São Paulo. - 1 ed. Sâo Paulo: Livre Expressão, 2011.
DEMO, Pedro. Participação e planejamento para a década de 1990 - prioridades de políticas públicas. Brasília: IPEA/IPLAN, 1990.
DELLEPIANE, Alicia M. Los sujetos de la educacion : la reconstrución del yo como retorno de una ilusión. 1 ed. - Buenos Aires : Lugar Editorial, 2005.
GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Rio de Janeiro: RJ . Editora Vozes, 2000.
HORTA, José Silvério Baia. Planejamento Educacional. Rio de Janeiro, RJ : Civilização Brasileira, 1994.
IANNI, Octávio . Teorias da globalização. 9 ed. - Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 2001.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9 ed. - Sao Paulo : Editora Perspectiva, 2001.
MENEGOLLA, Maximiliano. Por que planejar ? como planejar ?.- Petropolis , RJ: Vozes, 2010.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrop[olis RJ : Vozes, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e o politico na pós modernidade. 11 ed. - São Paulo : Cortez, 2005.
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