domingo, 20 de maio de 2012

UNIDADE IV - PLANEJAMENTO DA INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

PLANEJAMENTO DA INTELIGIBILIDADE DA EDUCAÇÃO



ATIVIDADE EM SALA DE AULA


Planejar as estratégias do planejamento da educação no campo da investigação sobre os processos de ensino-aprendizagem-avaliação. As atividades serão descobertas na medida do desenvolvimento da disciplina, que busca através da imagem da educação no Brasil e Mercosul a possibilidade da representação, dos processos do planejamento. Durante a construção do debate a reflexão sobre a produção daquilo que não é visivel , a priori pela condição da leitura, após a demonstração dos signos da inteligibilidade da educação no seculo XXI. Levantamento da condição dos atores que produz a imagem e semelhança das politicas nacionais e trasnacional da educação.


RESUMO DA ATIVIDADE

 

A partir da década de 1990 , em consequências das desiguladades sociais, educacionais , e principalmenete em consequência do desenvolviento capitalista, os países periféricos e em desenvolvimento , decidiram fazer um programa de desenvolviento sob o foco das ciências sociais e ambientais , e que a questão social se fizesse presente e todas as suas politicas.

Com este propósito  de desafiar as nossas expectativas em pensar no planejamento da educação para o futuro, nossa atividade tem a pretensão de encontrar um angulo de observações dos cenários realizados ao longo das decadas de 1990 aos dias atuais, com o objetivo de  investigar as pesquisas sociais  e seus desdobramentos no campo da Educação.

Serão estudados os planos que se fizere presentes na história da transformação da sociedade brasileira, e que foram capazes de fomentar a inteligibilidade destes programas a população e seus diveros contextos

Buscamos apontar quais são as diretrizes, ações e programas do governo brasileiro em relação a atenção a Educação ? 

Asssim sendo , propomos o debate na obra de SOUSA  (2006 ) , refletindo o papel e sua contribuição , buscando neste encontro, a promoção do debate da necessidade da revisão dos processos de planejamento educacional.

Para esta tarefa a leitura da sua obra se faz necessário,  apropriando se de uma associação de idéias as nossas realidades sociais e politicas, construindos novos caminhos para a elaboraçâo do planejamento da educacao em suas mais diversas interfaces.



OBJETIVO ESPECIFICO


  1. Fazer uma reflexão sobre a dimensão do planejamento como condição para a inteligibilidade da imagem que representa a Educação como um cenário da politica nacional , e gestao democrática da valorização da cidadania, e educação para todos.



PROBLEMA



1- O Brasil tem apresentado seu projeto de Educação pautado em que cenário e contexto internacional?


 

2 - Como o governo brasileiro tem adotado os modelos de Educacão Internacional em seus programas ?


 

3 - Quais são os modelos de educação assistido no Brasil pós capitalismo ?


 

4 - Quais são os plano de educação que privilegia a inteligibilidade da imagem do Brasil Democrático ?



ABORDAGEM DO PROBLEMA


Para tratar deste assunto, cada equipe de trabalho, deverá fazer uma exposição do quadro problematico, selecionando um dos ítens abaixo. Para tanto, a equipe deverá transcrever a imagem e sua visualidade , identificanto a problematização de acordo com as suas realidades. Explorar ao máximo a escolha de uma pergunta investigativa capaz de aprensentar o tema como campo de investigação sobre as condutas dos erros interpretados.



1. O Brasil é um país inteligível .

2. O Mito do Brasil e suas tradiç]oes . Excesso mítico de interpretação das tradições e crenças populares. interpretacao é o mecanismo de compreensao do deficit da realidade

3. Pátria brasileira

4. Brasil integrado com o mundo

5. Brasil e sua diversidade social, uma sociedade em desenvolvimento intermedirio, assim como os nossos irmao de Portugual.

6. Os produtos de exportacao do Brasil que sao cada vez mais produtos de um negociacao de sentido de ambito internacional.

7. Sociedade brasileira e a sua condiç]ao comoo precurssora do desenvolvimento mundial.

8. Historicidade brasileira das metropoles e seus respectivos programas de desenvolvimento

9. Organizaç]ao da ersociedade civil em prol de um programa social e politica, que se organiza segundo os modelos hegemonicos predominados pelos paises centrais dos Estados Unidos e Europa.

10 . Brasil tem destino no Mercosur , BRIC , e nos ambitos de dialogos a nivel internacioanl


Mediante o contexto dos 10 apontamentos mencionados para a reflexão da abordagem dos problemas, construir um quadro de discuros que aponta os caminhos da atividade do planejamento , como garantir de um passado, presente, e de um futuro, com as condições necessarias paran suportar as dinameicas tranascionais que tem reduzido o futoruo de muitoas geracoes no planeta.



ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS


Em construçao

REFERÊNCIAS TEÓRICAS





SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade.11 ed Sao Paulo : Cortez, 2006.
DA IDEIA DE UNIVERSIDADE À UNIVERSIDADE DE IDÉIAS


CANCLINI


BAYM

Nenhum comentário:

Postar um comentário